Fórum EMB de Discussões
[  EMB's Main Menu  |  Forum Index  |  Cadastro  |  Search  ]
   
ENGLISH
PORTUGUESE
 LINGUISTICS & CULTURE


Autor:  Ricardo - EMB -
E-mail:  emb@sk.com.br
Data:  15/FEV/2006 9:09 PM
Assunto:  Material de leitura/ para Ricardo Schütz
 
Mensagem: 

Prezado Ítalo,

 

Como o Dale falou, o elemento mais importante na escolha de materiais para leitura é o grau de interese que o conteúdo lhe desperta.

 

Não se esqueça, entretanto, que língua é fundamentalmente um fenômeno oral. No estágio inicial, você precisa desenvolver uma boa familiaridade com o idioma falado, com a sua pronúncia, antes de procurar dominar o idioma escrito. A inversão desta seqüência pode causar vícios de pronúncia resultantes da incorreta interpretação fonética das letras. Principalmente no caso do aprendizado de inglês, onde a correlação entre pronúncia e ortografia é extremamente irregular e a interpretação oral da ortografia muito diferente do português (veja http://www.sk.com.br/sk-pron.html), e cuja ortografia se caracteriza também pela ausência total de indicadores de sílaba tônica. Por isto você deve dar prioridade ao aprendizado oral.

 

À medida em que sua familiaridade com a língua falada se desenvolve, você pode intensificar o exercício de leitura, que deve iniciar a partir de textos com vocabulário reduzido, de preferência com uso moderado de expressões idiomáticas, regionalismos, e palavras "difíceis" (de rara ocorrência). Proximidade ao nível de conhecimento do aluno é pois uma condição importante. Outro aspecto, talvez o mais importante, é o grau de atratividade do texto. O assunto, se possível, deve ser de alto interesse para o leitor. Não é recomendável o uso constante do dicionário, e este, quando usado, deve de preferência ser inglês - inglês. A atenção deve concentrar-se na idéia central, mesmo que detalhes se percam, e você deve evitar a prática da tradução. Você deve habituar-se a buscar identificar sempre em primeiro lugar os elementos essenciais da oração, ou seja, sujeito, verbo e complemento. A maior dificuldade nem sempre é entender o significado das palavras, mas sua função gramatical e conseqüentemente a estrutura da frase.

 

O grau de dificuldade dos textos deve avançar gradativamente, e o aprendiz deve procurar fazer da leitura um hábito freqüente e permanente.


 

Boa sorte,

Ricardo - EMB


Envie uma resposta
Índice de mensagens


 English Made in Brazil -- English, Portuguese, & contrastive linguistics
Material de leitura/ para Ricardo Schütz  –  Ítalo  15/FEV/2006, 4:31 PM
Material de leitura/ para Ricardo Schütz  –  Dale/RS  15/FEV/2006, 5:54 PM
Material de leitura/ para Ricardo Schütz  –  Dale/RS  15/FEV/2006, 8:32 PM
 Material de leitura/ para Ricardo Schütz  –  Ricardo - EMB -  15/FEV/2006, 9:09 PM
Material de leitura/ para Ricardo Schütz  –  Eduardo  07/MAR/2006, 12:56 AM

Contents of this forum are copy-free.
By S&K