Fórum EMB de Discussões
[  EMB's Main Menu  |  Forum Index  |  Cadastro  |  Search  ]

ENGLISH
PORTUGUESE
 LINGUISTICS & CULTURE

Autor:  José Roberto
E-mail:  josezambon@terra.com.br
Data:  27/FEV/2006 4:33 PM
Assunto:  Retroflexo

Mensagem: 

Em se tratando da língua inglesa, sei que há contextos diferentes de manifestação, dependendo da posição do fonema na palavra, e gostaria de ter acesso a informações que discorressem sobre cada um deles em separado (por exemplo, o contexto inicial, em que a pronúncia se mostra a mesma em inglês britânico, americano e oceânico, enquanto no contexto final já não ocorre o mesmo -- vide river, em que, dependendo da região, há diferença na pronunciação do fonema em contextos inicial e final).

Mas Fernando há certos dialetos como o escocês senão me engano onde o /r/ inicial é um tepe.

Visite o Dave's ESL Cafe onde houve uma longa discussão acerta do fonema /r/:

http://www.eslcafe.com/forums/teacher/viewtopic.php?t=1257&start=0

Já no que concerne à língua portuguesa falada no Brasil, gostaria de obter dados sobre as possíveis influências ou transformações fonológicas sofridas nas regiões em que ocorre tal fenômeno (se houver dados, em especial sobre as possibilidades de influência das línguas indígenas e/ou africanas).

Desde já agradeço por todas e quaisquer informações (com as fontes) que me puderem enviar sobre o assunto. Grato,

o que eu posso indicar:

RODRIGUES, Ada Natal. O dialeto caipira na região de Piracicaba. São Paulo, Ática, 1974. Fernando de Souza

HEAD, Brian F. O estudo do "r-caipira" no contexto social. Revista Vozes 67(8): 43-49, ano 67.

Talvez não seja exatamente o que você queira, mas é um começo.

José Roberto

Envie uma resposta
Índice de mensagens

English Made in Brazil -- English, Portuguese, & contrastive linguistics
Retroflexo  –  Fernando  27/FEV/2006, 2:48 PM
 Retroflexo  –  José Roberto  27/FEV/2006, 4:33 PM

Contents of this forum are copy-free.
By S&K