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ENGLISH
PORTUGUESE LINGUISTICS & CULTURE |
Autor: | José Roberto |
E-mail: | josezambon@merconet.com.br |
Data: | 14/SET/2002 4:42 PM |
Assunto: | Re: Metodologia |
Mensagem: |
Caros Marlene e Ricardo Eu posso lhes contar que estudei inglês através desse método e posso lhes dar um testemunho de como eu me sentia. De fato, para pegar fluência e trabalhar a fala, esporadicamente a repetição (os drills, nada mais apropriado para nomear este tipo de exercício, não é?) ajuda, mas eu me lembro que os professores nos faziam repetir umas 6 vezes cada linha, o que que acontecia, nas duas primeiras vezes até que eu prestava atenção no que estava dizendo, depois, a coisa tornava-se tão mecânica que meu pensamento se dseviava, eu ficava "sonhando" com outras coisas e ainda abrindo e fechando a boca e repetindo sei lá o que, a fala virava algo automático, estimulo e resposta na ponta da língua. Quando comecei ensinar, há uns três anos atrás, confesso que eu lançava mão desse método, mas depois, estudando, lendo o PCN de língua estrangeira, conhecendo sítios como esse e trocando idéias com outros profissionais venho constando que "um aluno de inglês eletrônico entende perfeitamente outro aluno de inglês eletrônico" a frase é do Millôr Fernandes, não sei se as palavras são exatas, mas a idéia da frase resume tudo o que eu quis dizer e que o Ricardo e a equipe deste sítio afirmam. José Roberto |