Fórum EMB de Discussões
[  EMB's Main Menu  |  Forum Index  |  Cadastro  |  Search  ]

ENGLISH
PORTUGUESE
 LINGUISTICS & CULTURE

Autor:  Tiago T.
E-mail:  não-disponível
Data:  14/ABR/2006 4:22 PM
Assunto:  as ... as me / I am

Mensagem:  Alguém pode me dizer se "She's as stubborn as me" e "She's as stubborn as I am" são ambas orações válidas, com o mesmo sentido e a mesma ênfase?

Gramaticalmente, as duas frases estão certas. O sentido é o mesmo e eu não consegui pensar em diferenças de ênfase. Talvez a ênfase dependa mais da intonação.

E tenho também outra dúvida -- muito mais básica e provavelmente mais difícil de responder -- relacionada ao emprego de certos pronomes, principalmente this, that e it. Vou dar dois exemplos em que não saberia qual pronome usar:

'I went into his room and thought: "This is / That's / It's a mess.'"

Eu acho que that's seria mais natural, mas consigo imaginar situações em que seria possível usar as outras alternativas. É melhor um nativo dizer o que soa melhor.

'The show was ghastly, but I won't keep complaining about this/that/it.'

Acho que qualquer uma das respostas está certa. Quando você está se referindo a um pensamento anterior (como no seu exemplo), this e that podem ser usados (that é o mais recomedado). Caso você estivesse se referindo a um pensamenento a ser mencionado, então this seria uma escolha melhor: I kept complaining about this: the show was ghastly. Se você usar o it, a referência será feita apenas a show, e não à oração completa, o que me parece possível também.

Peço desculpas por formular minhas dúvidas em português, mas, se me aventurasse no inglês, cometeria mil errinhos, como um que cometi há uns dois tópicos, e não é minha intenção confundir alunos de inglês -- o público dominante desse Fórum, imagino.

Não tem problema cometer erros. Todos nós cometemos e é uma ótima forma de aprender.

Envie uma resposta
Índice de mensagens

English Made in Brazil -- English, Portuguese, & contrastive linguistics
as ... as me / I am  –  Percival  14/ABR/2006, 12:25 PM
 as ... as me / I am  –  Tiago T.  14/ABR/2006, 4:22 PM
as ... as me / I am  –  Dale/RS  14/ABR/2006, 7:18 PM
as ... as me / I am  –  Percival  14/ABR/2006, 7:56 PM
as ... as me / I am  –  Dale/RS  14/ABR/2006, 11:26 PM

Contents of this forum are copy-free.
By S&K