Fórum EMB de Discussões
[  EMB's Main Menu  |  Forum Index  |  Cadastro  |  Search  ]

ENGLISH
PORTUGUESE
 LINGUISTICS & CULTURE

Autor:  asdfih
E-mail:  não-disponível
Data:  24/ABR/2006 12:50 PM
Assunto:  zero-sum game?

Mensagem: 

Deivis,

acho que não é esse o significado da frase. Zero-sum games em Português são "jogos de soma zero". Como foi explicado, os ganhos de uma pessoa são as perdas de outra.

É um conceito comum em Economia, na Teoria dos Jogos.

Jogos de tabuleiro podem ser um exemplo. Se há um vencedor, obrigatoriamente há um perdedor. Não tem como os dois ganharem ou os dois perderem.

Acho que tem também por trás uma idéia de que nada é criado, mas apenas transferido. Por exemplo, em uma aposta. Cada um de nós coloca 10 reais na mesa. Se vc ganha a aposta, você fica com 20 reais. A minha "riqueza" foi transferida pra você. É um jogo de soma zero. Eu perdi 10 reais, você ganhou 10 reais. A quantidade total de "riqueza" é a mesma no fim e no início do jogo: 20 reais.

Quanto ao fato de relações pessoais serem jogos de soma zero, não concordo com essa visão. Duas pessoas podem crescer e se tornar melhores juntas, chegando a uma situação melhor do que estariam se estivessem separadas. Dizer que essas relações são jogos de soma zero significaria dizer que todas as relações pessoais sao do tipo "alguém sugando outra pessoa". Acho que essa seria uma visão muito pessimista das relações humanas (embora com certeza essas relações existam, principalmente quando alguns oportunistas se aproveitam de desavisados pra extorquir uns trocados). 

Espero que tenha ajudado,

Abcs,

asdfih

Envie uma resposta
Índice de mensagens

English Made in Brazil -- English, Portuguese, & contrastive linguistics
zero-sum game?  –  Pati  23/ABR/2006, 8:52 PM
zero-sum game?  –  Tiago T.  23/ABR/2006, 9:00 PM
zero-sum game?  –  Deivis  23/ABR/2006, 9:09 PM
 zero-sum game?  –  asdfih  24/ABR/2006, 12:50 PM
zero-sum game?  –  Deivis  25/ABR/2006, 5:16 PM
zero-sum game?  –  Deivis  25/ABR/2006, 5:16 PM