Fórum EMB de Discussões
[  EMB's Main Menu  |  Forum Index  |  Cadastro  |  Search  ]

ENGLISH
PORTUGUESE
 LINGUISTICS & CULTURE

Autor:  José Roberto
E-mail:  josezambon@merconet.com.br
Data:  16/SET/2002 2:25 PM
Assunto:  Re: Cursos de inglês

Mensagem:  Como professor de inglês (EFL) eu entendo seu sentimento e de fato o que eu vejo na maioria dos casos são pessoas que saem dos cursos de inglês dominando pouco a língua. Certas nuances da língua inglesa eu só fui aprender quando comecei a prestar mais atenção em filmes e nos noticiários em língua inglesa (ou qualquer língua que a pessoa queira aprender) que os cursos de inglês não conseguem abordar.

Infelizmente, e isso não vale só para as escolas de inglês, vale para muitas escolas de ensino fundamental e médio e até faculdades privadas, muita gente só quer o lucro, só se baseia no nome da instituição, massifica demais o metódo, como se o mesmo método valesse para um empresário que está fechando contrato com estrangeiros e precisa de uma língua intermediária, e esse método valesse para um adolescente. Cada sala de aula e as pessoas que a compõem formam um grupo singular com anseios e necessidades diferentes, e as escolas consagradas insistem no seu maravilhoso e infalível "método" como se uma única fonte de aprendizagem fosse a tábua de salvação para se aprender (qualquer coisa).

Eu concordo em gênero, número e grau que a língua é um fenômeno social e por isso a melhor maneira de aprendê-la é com falantes nativos ou que tenham tido um grande contanto com a língua estrangeira. É só pensar como nós aprendemos português, não aprendemos escrevendo... mas vendo as pessoas ao nosso redor utilizarem a língua e de tanto as vermos, passamos, naturalmente a utilizar a língua, nos apropriamos dela (a língua) e isso ninguém tira de nós.

Como professor as vezes falo (em "off", pois eu trabalho para uma escola) aos meus alunos: se vcs conhecem alguém que viveu ou é de um país estrangeiro (que fale a língua que a pessoa almeja falar) ou a domina muito bem, vale mais do que ficar se matando para aprenderem. É claro que as escolas têm seu valor, mas é preciso mudar esse pensamento que ensinar inglês é como aprender física, ou matemática ou geografia ou história.

O que posso lhe dizer é.... os "chats" em língua estrangeira e troca de e-mails ajudam ao menos na língua em sua modalidade escrita, se possível tentar entrar em contato o quanto de tempo vc. conseguir com a modalidade falada da língua.

Good luck.
José Roberto

Envie uma resposta
Índice de mensagens

English Made in Brazil -- English, Portuguese, & contrastive linguistics
Cursos de inglês  –  Daniela  16/SET/2002, 11:34 AM
 Re: Cursos de inglês  –  José Roberto  16/SET/2002, 2:25 PM
Re: Cursos de inglês  –  João Bosco Ribeiro  17/OUT/2002, 12:06 PM

Contents of this forum are copy-free.
By S&K