Fórum EMB de Discussões
[  EMB's Main Menu  |  Forum Index  |  Cadastro  |  Search  ]

ENGLISH
PORTUGUESE
 LINGUISTICS & CULTURE

Autor:  Mauro
E-mail:  não-disponível
Data:  11/MAI/2006 10:10 AM
Assunto:  História X estória

Mensagem: 

Estou com Rubem Alves que diz:

"História não quer se tornar história": essa frase não é falsa nem verdadeira. Ela simplesmente não tem sentido. Essa frase não me faz pensar nada. Mas seria assim que a frase filosófica com que Guimarães Rosa inicía o "Tutaméia" apareceria, depois de corrigida pelo revisor, obediente à autoridade do Aurélio. O que o Guimarães Rosa escreveu é "Estória não quer se tornar história". Já briguei muito com revisores por causa dessa palavra "estória". O meu Aurélio, velho, dizia que ela existia. Mas o Aurélio novo diz que ela não existe. No verbete "estória" está escrito: "Ver 'história'. Recomenda-se apenas a grafia história, tanto no sentido de ciência histórica quanto no de narrativa de ficção, conto popular e demais acepções." "Estória" não existe; só existe "história". É o mesmo que dizer que "banana" não existe e que toda vez que se quiser dizer "banana" há de se dizer "laranja." Parece que os gramáticos, vivendo no mundo das palavras, se esquecem da existência das coisas. Da mesma forma como banana e laranja são coisas diferentes com nomes diferentes, estória e história são coisas diferentes que exigem nomes diferentes. "Recomenda-se": "quem" recomenda? O sujeito está indeterminado. Foram alguns gramáticos que, reunidos, tomaram a decisão de assassinar "estória" e depois se esconderam atrás do sujeito indeterminado. Mas Guimarães Rosa não perdoa os assassinos e de dentro da "Tutameia" continua a denunciá-los: "Estória não quer se tornar história". Gramáticos não levam a sério o que dizem os escritores. Com sua decisão querem cortar as asas do Guimarães e as minhas. "Estória" e "história" são mais diferentes que bananas e laranjas. "História" é entidade do mundo de fora, o que aconteceu no tempo e não acontece nunca mais. "Estória" é entidade do mundo de dentro, não aconteceu no tempo porque acontece sempre. "História não quer se tornar história": esse "non-sense" é uma contribuição dos gramáticos à literatura." (Rubem Alves - http://www2.uol.com.br/aprendiz/n_colunas/r_alves/id010201.htm)

Envie uma resposta
Índice de mensagens

English Made in Brazil -- English, Portuguese, & contrastive linguistics
História X estória  –  Marco  17/JAN/2006, 12:36 PM
História X estória  –  Márcio Osório  17/JAN/2006, 2:22 PM
História X estória  –  Deivis  17/JAN/2006, 2:56 PM
História X estória  –  Márcio Osório  17/JAN/2006, 4:46 PM
História X estória  –  José Roberto  18/JAN/2006, 1:28 AM
 História X estória  –  Mauro  11/MAI/2006, 10:10 AM

Contents of this forum are copy-free.
By S&K