Fórum EMB de Discussões
[  EMB's Main Menu  |  Forum Index  |  Cadastro  |  Search  ]
   
ENGLISH
PORTUGUESE
 LINGUISTICS & CULTURE


Autor:  Ricardo - EMB -
E-mail:  emb@sk.com.br
Data:  01/JUN/2006 9:49 AM
Assunto:  Marketing
 
Mensagem: 

Prezado Aman,

 

Seu questionamento a respeito de marketing, embora já tenha sido discutido várias

vezes neste fórum, merece novamente uma boa reflexão.

 

O conceito e a função de marketing originalmente era de adequar a atividade

empresarial às necessidade e preferências do consumidor. Hoje, entretanto, este

conceito encontra-se obsoleto e a função de marketing se inverteu. Ao invés

da empresa adaptar-se ao consumidor, o marketing atual busca adaptar o consumidor

ao objetivo da empresa.

 

Marketing, político ou comercial, se transformou na arte de manipular a opinião alheia

para se alcançar um resultado desejado. Noam Chomsky conceituou e explicou

claramente em seu trabalho "Manufacturing Consent" o marketing político como

instrumento de manipulação da opinião pública usado por governos para obter o

apoio político desejado - um dos grandes males do século 20.

 

Toda e qualquer tentativa dissimulada de influir na opinião alheia é antiética por natureza,

a não ser que esteja fundamentada em informação idônea.

 

Marketing comercial é a utilização dos mesmos princípios para manipular a opinião e o

comportamento do consumidor. Suas variantes mais virulentas - o spam, o telemarketing,

os carros com alto-falantes causadores de poluição sonora nas ruas das cidades, os

cartazes de rua causadores de poluição visual, etc. - todas são cosméticas, enganosas,

intrusivas, desnecessárias e encarecedoras do produto final.

 

A globalização traz uma necessidade urgente de se dominar o inglês e cria um mercado

que cresce rapidamente e torna-se muito vulnerável ao interesse comercial, muitas vezes

improvisado e amador. Uma vez que é difícil para quem ainda não fala a língua estrangeira

avaliar a qualidade do que lhe é oferecido, o mercado torna-se um campo fértil para o

marketing comercial.

 

É aqui que entra, oportunisticamente, a utilização do pacote didático e a marca sustentados

por uma forte verba publicitária. O pacote padronizado garante a fácil disseminação da

empreitada e o marketing garante o lucro. É comum o aluno estudar dois anos e se dar conta

de que o método não deu resultado.

 

O resultado deixa a desejar porque proficiência em línguas é habilidade funcional, fruto de

contato com situações reais de comunicação, de convívio humano em ambientes da língua e

da cultura que se deseja aprender, e não esforço intelectual aplicado sobre um plano didático

ou sobre exercícios repetitivos de memorização.

 

Portanto, marketing na educação, assim como ele existe hoje, não só é desnecessário, como

indesejável.

 

COMO RESTAURAR A VERDADEIRA FUNÇÃO DO MARKETING NA EDUCAÇÃO?

 

Em primeiro lugar, temos que resgatar o conceito original de marketing - o de ser aquela política

norteadora da atividade empresarial em direção ao interesse do cliente e do meio social em que

atua.

 

As relaçõs públicas e a publicidade de uma escola devem se limitar a informar sem persuadir.

Mensagens publicitárias não devem ter por objetivo criar falsas necessidades, mas apenas

informar sobe a capacidade da escola em suprir necessidades genuínas. As mensagens não

podem ser desprovidas de conteúdo informativo, e a informação deve ser idônea e relevante,

sempre de encontro ao interesse do público-alvo. A escola não deve usar mídias intrusivas

como spam, o telemarketing, carros com alto-falantes causadores de poluição sonora, cartazes

de rua (outdoors) causadores de poluição visual, etc.

 

Ricardo - EMB


Envie uma resposta
Índice de mensagens


 English Made in Brazil -- English, Portuguese, & contrastive linguistics
Marketing  –  Aman  31/MAI/2006, 9:28 PM
 Marketing  –  Ricardo - EMB -  01/JUN/2006, 9:49 AM
Marketing  –  Aman  01/JUN/2006, 12:49 PM

Contents of this forum are copy-free.
By S&K