Fórum EMB de Discussões
[  EMB's Main Menu  |  Forum Index  |  Cadastro  |  Search  ]

ENGLISH
PORTUGUESE
 LINGUISTICS & CULTURE

Autor:  Luciana
E-mail:  lschreiber4@hotmail.com
Data:  05/AGO/2003 10:45 PM
Assunto:  Como se tornar um tradutor?

Mensagem:  Sérgio

Sempre tive paixão pelo idioma inglês e, na realidade, sempre trabalhei em empresas como Secretária Bilíngüe. Tinha que traduzir diversos materiais para a empresa. Acabava traduzindo materiais também para meus colegas de trabalho e de faculdade. Porém, sempre fui muito perfeccionista e detalhista. O volume de trabalho começou a aumentar e o gosto pela atividade também. Já, nesta época, me registrei como tradutora autônoma, principalmente para facilitar a minha clientela com as empresas. Bem dizer, me tornei tradutora por conta própria, pois sou autodidata. E confesso que, quanto mais os anos se passaram, mais fui aperfeiçoando o meu trabalho e meus conhecimentos.

O fundamental para ser um bom tradutor é possuir um bom conhecimento de ambas culturas, ser curioso, criativo, estar bem informado. Bons dicionários também são de extrema importância para o trabalho. Nada melhor do que ler bastante sobre os assuntos a serem traduzidos para fazer um bom trabalho também. Às vezes, faz-se necessário a leitura em português para se conseguir uma precisão nas palavras. Um erro pode ser desastroso.

Quanto à regulamentação da profissão, sei que vários tradutores estão sempre discutindo esta polêmica condição. Porém, acho que "um dia" será regulamentada. Enquanto isto não ocorre, temos que buscar outras alternativas para exercer o trabalho.

Exerço tranqüilamente a minha atividade em casa. Também sou professora de inglês. E acredito, até o momento, ser o local ideal, pois consigo me concentrar melhor, sem ter interrupções. Porém isto exige muito disciplina.

O seu investimento em cursos de inglês é bastante importante. Se precisares de auxílio, é só pedir.