Fórum EMB de Discussões
[  EMB's Main Menu  |  Forum Index  |  Cadastro  |  Search  ]

ENGLISH
PORTUGUESE
 LINGUISTICS & CULTURE

Autor:  Ygor Coelho
E-mail:  ygor_coelho@hotmail.com
Data:  01/SET/2003 12:18 AM
Assunto:  Real número de vogais em português

Mensagem:  Eu não sou nenhum entusiasta do maior número de fonemas como algo necessário para a importância de nossa língua portuguese, mas eu tenho estado bastante desconfiado da idéia de que há 11 vogais no Português Brasileiro, ou, o que me intriga ainda mais, 7 vogais, se descontadas as vogais nasais. Eu vou considerar que haja 11 vogais, pois não me entra na cabeça que o ditongo /ow/ possa ser considerado uma vogal do inglês e uma vogal que sofre uma mudança tão mais importante, que é a de oral para nasal, não seja. Pois bem, eu de vez em quando participo de um grupo do Google sobre línguas, e lá postei alguns tópicos sobre interessantes transformações fonéticas no Português Brasileiro nos últimos anos. Uma delas é a do /u/ mudo, fato que é confirmado por livros de diversos estudiosos. Acho que qualquer pessoa com bom ouvido poderá notar que o 'o' final de 'pato' não é pronunciado /pátu/, mas sim uma espécie de /u/ não-pronunciado. Várias pessoas lá me garantiram que esse é o fonema /U/, ou seja, o /u/ mudo. Desse assunto, passamos para a discussão sobre o 'e', convencionado como tendo pronúncia /i/, no final das palavras. Algumas pessoas lá, que falam português ou conhecem bem o idioma, me disseram que também a pronúncia brasileira não é mais um /i/, pronunciado claramente, mas também um /i/ semi-mudo, não tanto quanto o /U/, mas pronunciado fracamente. Esse fonema tem um símbolo: /1/. Outra coisa interessante é que não se considera que existe a vogal /3/ (o conhecido 'a' fechado) em português. Pois bem, quem pode me garantir que, quando eu digo a palavra 'pétala', o segundo 'a' é aquele /a/ aberto de 'cAsa'? Para mim, a pronúncia é /'pEt3l3/. E no final das palavras, o /a/ é também aberto? Para mim, definitivamente não. No Português Europeu, já se considera que, nos dois casos, haja um /3/, ou seja, um 'a' fechado. Com tudo isso, queria saber a opinião de vocês. Há um erro de contagem do número de vogais da língua portuguesa? Será que nós temos 14 vogais, e não 11?

Envie uma resposta
Índice de mensagens

English Made in Brazil -- English, Portuguese, & contrastive linguistics
 Real número de vogais em português  –  Ygor Coelho  01/SET/2003, 12:18 AM
Re: Real número de vogais em português  –  Maria Valeska  03/SET/2003, 2:33 PM

Contents of this forum are copy-free.
By S&K