Fórum EMB de Discussões
[  EMB's Main Menu  |  Forum Index  |  Cadastro  |  Search  ]

ENGLISH
PORTUGUESE
 LINGUISTICS & CULTURE

Autor:  Fabiano Reis
E-mail:  fabianoreis25@yahoo.com
Data:  08/OUT/2003 11:10 AM
Assunto:  Pronúncia

Mensagem:  Sou graduado em Letras (Port - Inglês) e desde a faculdade reparei todos os absurdos confirmados nesse site quanto ao ensino de idiomas, é lamentável. Tenho 26 anos, estudo Inglês com afinco desde os 11 comecei a dar aula aos 21 sou realmente aficionado especialmente quanto a pronuncia. Sou professor num desses cursos famosos do Brasil que adotam o método "Pacote book 1, 2 etc." e já trabalhei em outros de igual proporção em termos de marketing e tal. Devo cofessar que já há algum tempo me revolto com essas metodologias criadas como se criam programas pra robôs ou algo parecido, padronizando e etc. Infelizmente por necessidade ainda tenho que me prender aos mesmos, mas espero um dia não precisar mais.
Somente ano passado tive a oportunidade de viajar para os EUA onde fiquei cerca de 5 meses, imaginava eu que por minha facilidade na pronuncia, seria capaz de falar como nativo em pouco tempo. Quando estive lá não fui para estudar ou intercambio em casa de familia americana porque não tinha dinheiro pra isso, fui com o objetivo principal de aperfeiçoar o Inglês no dia-a-dia mesmo e como em programas de intercâmbio temos tempo certo para voltar e não podemos trabalhar pensei que o caminho que a maioria dos imigrantes seguem fosse o melhor pra mim na ocasião, grande decepção, gastei meu suado dinheiro, não aproveitei no lado do idioma como esperava e não fiquei os anos que sonhava, justamente porque me vi totalmente fora do meu propósito, eu trabalhava com brasileiros e hispanos (não tenho qualquer preconceito quanto a isso) mas isso foi negativo pra minha melhora, meu maior contato com nativos era em uma Deli que trabalhava por poucas horas. Embora mesmo os americanos elogiavam minha pronuncia eu sabia que ainda não tinha alcançado o padrão de um nativo e isso me frustrou muito especialmente porque resolvi voltar sem atingir meu objetivo, a minha pergunta é a seguinte: é possivel para um adulto como no meu caso com muita dedicação, livrar-se totalmente do sotaque? porque segundo os dados apenas crianças de até 12-14 o conseguem. Seria necessário que eu voltasse nos EUA e ficasse mais tempo? Muito Obrigado.

Envie uma resposta
Índice de mensagens

English Made in Brazil -- English, Portuguese, & contrastive linguistics
 Pronúncia  –  Fabiano Reis  08/OUT/2003, 11:10 AM
Re: Pronúncia  –  Jonas  08/OUT/2003, 11:32 AM
Re: Pronúncia  –  Maria Valeska  08/OUT/2003, 11:44 AM

Contents of this forum are copy-free.
By S&K