Fórum EMB de Discussões
[  EMB's Main Menu  |  Forum Index  |  Cadastro  |  Search  ]

ENGLISH
PORTUGUESE
 LINGUISTICS & CULTURE

Autor:  José Roberto
E-mail:  josezambon@terra.com.br
Data:  07/DEZ/2006 10:12 PM
Assunto:  O grafema "u" e sua pronúncia em inglê

Mensagem: 

Gostaria que me explicassem porque é que o grafema u é pronunciado em inglês de formas diferentes. Não consegui explicar a um aluno  o seguinte exemplo  :

as palavras "busy" e "business" registam-se com o grapfema u mas pronunciam-se como / I /.

A língua inglesa atual reflete a provável pronúncia da época de Shakespeare ou mesmo antes. No nosso caso, constantemente passamos por reformas ortográficas, sendo a última de 1971 se não me engano, por volta do início do século XX se escrevia em Nichthroy  elle poude estudar sciencias naturales, chimica e physica e hoje em dia escrevemos em Niterói ele pôde estudar ciências naturais, química e física. Entre os falantes de inglês e francês há uma preferência de se manter a ortografia de um dado período assim textos produzidos há 20 anos por exemplos não correm o risco de se tornarem um martírio para leitores de outras gerações.

O grafema <a> também apresenta esse "problema", uma seleção rápida nos leva que o grafema <a> pode representar: 

/ei/ em april

/ae/ em bad

/ó/ em alguns dialetos water

/a:/ father

/e/ nas palavras any, many   

/&/ (âtono) em about

/& ou I/ (âtono) em village

Não há uma correlação exata entre grafemas e fonemas e o inglês é o melhor exemplo disso, a correlação é arbitrária; se um grupo fala uma língua X e nessa língua o grafema <a> representa o som de /ó/ então para eles é "ilógico" qualquer pensamento diferente.   

Se fosse possível poder-me-iam indicar bibliografia para este assunto.

Neste mesmo site:

http://www.sk.com.br/sk-enhis.html

http://www.sk.com.br/sk-interfer.html

Talvez um pouco técnico (fonética acústica) mas ajuda a você pensar no assunto:

Peter Ladefoged. Vowels and Cosonants, An Introduction to the Sounds of Languages. Editora: Blackwell Publishers

Se for começar a ler toda a obra de Ladefoged eu recomendo começar por esse livro:

Peter Ladefoged. A Course on Phonetics. Editora: Harcourt College Publishers

Apesar de Ladefoged tratar de fonética acústica em geral em seus livros ele discorre bastante sobre o sistema sonoro do inglês.

Se tiver estômago...:

Noam Chomsky/ Morris Halle. The Sound Patterns of English.  Editora: Harper & Row, Publishers.

A parte três do livro que envolve o capítulo 6 discorre sobre a evolução do sistema vocálico do inglês moderno.

Boa leitura

José Roberto 

Envie uma resposta
Índice de mensagens

English Made in Brazil -- English, Portuguese, & contrastive linguistics
O grafema "u" e sua pronúncia em inglê  –  fernanda nogueira  07/DEZ/2006, 9:20 PM
 O grafema "u" e sua pronúncia em inglê  –  José Roberto  07/DEZ/2006, 10:12 PM

Contents of this forum are copy-free.
By S&K