Fórum EMB de Discussões
[  EMB's Main Menu  |  Forum Index  |  Cadastro  |  Search  ]

ENGLISH
PORTUGUESE
 LINGUISTICS & CULTURE

Autor:  João Paulo Cursino
E-mail:  jpcursino@yahoo.com
Data:  09/FEV/2007 3:12 PM
Assunto:  Sobre aprendizado de línguas

Mensagem: 

Saudações a todos,

Permitam-me a redundância de ser mais um entre centenas e elogiar: este saite é um TREMENDO esclarecedor e, embora eu me considere excelente parlante do inglês, com ele tenho aprendido muito sobre as diferentes mentalidades entre línguas. Ensina-me muito sobre o porquê estrutural de as coisas serem como são, e elimina várias perplexidades presentes e futuras.

Mas escrevo para atestar a veracidade do que o Prof. Ricardo diz numa das páginas, quando perguntado se crianças misturam as línguas que aprendem:

"Língua é um elemento de relacionamento humano. As línguas que a criança fala fazem parte do relacionamento que a criança mantém com as pessoas em seu ambiente. Assim como a criança não se confunde quando fala com a mamãe e depois com o vovô, assim não vai confundir as respectivas línguas que cada pessoa de seu ambiente fala."

Uma amiga minha é brasileira, mas os pais dela são espanhóis. Por toda a vida dela, da porta de casa pra dentro ela só falou espanhol. Então, uma coisa engraçada acontece hoje: ela fala comigo em português, vira pro lado, fala com a mãe em espanhol, vira pra mim e continua em português -- e, quando lhe observo que isso aconteceu, ela me olha intrigada, não acredita e diz que não percebeu! O cérebro dela parece ter criado uma curiosa e inevitável correlação: Mãe <=> espanhol; resto do mundo <=> português. É incrível. E ela nem percebe, porque não é proposital, mas intuitivo.

Enfim, era só pra lhes dar mais um exemplo de que essas coisas acontecem.

Tudo de bom,
João Paulo

Envie uma resposta
Índice de mensagens

English Made in Brazil -- English, Portuguese, & contrastive linguistics
 Sobre aprendizado de línguas  –  João Paulo Cursino  09/FEV/2007, 3:12 PM

Contents of this forum are copy-free.
By S&K