Fórum EMB de Discussões
[  EMB's Main Menu  |  Forum Index  |  Cadastro  |  Search  ]

ENGLISH
PORTUGUESE
 LINGUISTICS & CULTURE

Autor:  Tiago T.
E-mail:  não-disponível
Data:  27/FEV/2007 1:17 PM
Assunto:  Subjuntivo

Mensagem:  Pablo,

Como fui eu que escrevi a frase, acho desnecessário dizer que eu concordo. Imagino que você queira a confirmação de outra pessoa. Só para esclarecer, o modo subjuntivo no inglês existe desde a época do Old English (língua falada na Inglaterra e Escócia entre os séculos 5 e 12), sendo que o mesmo era bem mais presente naquela época. Com o passar do tempo, o uso desse modo verbal diminui bastante, sendo que sua utilização tornou-se característica de um discurso mais formal. No inglês moderno, é fácil encontrar resquícios desse modo verbal, mas muitas gramáticas não se referem mais aos mesmos como modo subjuntivo, e sim como estruturas fossilizadas, que devem ser encaradas como formas fixas que se mantêm aproximadamente inalteradas com o passar do tempo. Resumindo, ainda se encontram diversos exemplos do modo subjuntivo em inglês moderno, mas eles são cada vez menos usados, principalmente pelos falantes mais jovens. Em muitos casos, usar o subjuntivo é exclusividade da linguagem formal escrita.

Tiago

Envie uma resposta
Índice de mensagens

English Made in Brazil -- English, Portuguese, & contrastive linguistics
Subjuntivo  –  Pablo  27/FEV/2007, 10:44 AM
 Subjuntivo  –  Tiago T.  27/FEV/2007, 1:17 PM
Subjuntivo  –  José Roberto  27/FEV/2007, 1:47 PM
Subjuntivo  –  Dale/CR  27/FEV/2007, 8:04 PM

Contents of this forum are copy-free.
By S&K