Fórum EMB de Discussões
[  EMB's Main Menu  |  Forum Index  |  Cadastro  |  Search  ]

ENGLISH
PORTUGUESE
 LINGUISTICS & CULTURE

Autor:  Fabio
E-mail:  não-disponível
Data:  01/DEZ/2003 5:08 AM
Assunto:  Re: to Tom and Miguel Vieira

Mensagem:  Ana Maria

Concordo que "colar" não é uma boa coisa.. Mas também não acho que decorar paginas e mais paginas de um livro ajude no aprendizado de um aluno

Infelizmente a maioria das escolas particulares no Brasil são extremamente comerciais (pelo menos as do Rio de Janeiro em sua maioria são), e estão preocupadas mais em ter seus nomes no primeiro lugar de um vestibular (algo extremamente estressante) do que fazer o aluno aprender.

A quantidade de matérias dadas pelas escolas brasileiras de uma só vez é absurda.. Num mesmo ano letivo os alunos estudam matematica, geometria, portugues, ingles, geografia, historia, biologia, quimica, quimica organica, física (1 e 2), sociologia, religião e por aí vai.. Minha prima está no 2o ano do ensino medio e tem que estudar para 14 matérias, muitas vezes 2 ou 3 provas são dadas num mesmo dia..

E cada matéria com uma quantidade enorme de assuntos que vão cair no teste ou prova..
Nem todos os alunos tem a capacidade de assimilar tudo isso somente nas aulas..

Eu sempre fui um bom aluno mas me lembro que quando cheguei ao ensino médio (hoje tenho 21 anos), era tanta matéria para estudar que acabava decorando tudo na vespera da prova.. resultado: as vezes tirava uma boa nota, mas hoje em dia não me lembro de quase nada que "estudei"
Passei dois dias decorando cada um dos trocentos elementos de uma célula e todas as suas funções. Sinceramente, pra que?

Nos EUA e em muitos paises europeus onde o ensino publico é de exelente qualidade, não sendo, assim, um ensino comercial, o aluno é exposto a um numero muito menor de matérias por vez, abordando somente o que é relevante, deixando os minimos detalhes para uma especialização no futuro..

Será que o nivel de cola no brasil e nesses países é o mesmo? Acredito que não... Será que os alunos brasileiros são menos inteligentes? Também acredito que não

Há algo errado no ensino do país..

Envie uma resposta
Índice de mensagens

English Made in Brazil -- English, Portuguese, & contrastive linguistics
to Tom and Miguel Vieira  –  Ana Maria  30/NOV/2003, 8:44 PM
Re: to Tom and Miguel Vieira  –  Tom  30/NOV/2003, 11:31 PM
 Re: to Tom and Miguel Vieira  –  Fabio  01/DEZ/2003, 5:08 AM
Re: to Tom and Miguel Vieira  –  Maria Valeska  01/DEZ/2003, 11:18 AM
Re: to Tom and Miguel Vieira  –  Fabio  01/DEZ/2003, 1:00 PM
Re: to Tom and Miguel Vieira  –  orlando  01/DEZ/2003, 1:19 PM
Re: to Tom and Miguel Vieira  –  orlando  01/DEZ/2003, 2:14 PM
Re: to Tom and Miguel Vieira  –  Maria Valeska  02/DEZ/2003, 3:14 PM