Fórum EMB de Discussões
[  EMB's Main Menu  |  Forum Index  |  Cadastro  |  Search  ]
   
ENGLISH
PORTUGUESE
 LINGUISTICS & CULTURE


Autor:  David
E-mail:  david_barrett5@hotmail.com
Data:  14/ABR/2007 8:47 PM
Assunto:  Para não errar na pronúncia do verbo regular (pa
 
Mensagem: 

Uma das grandes dificuldades que percebo que os brasileiros têm quando se trata da pronúncia no inglês é a forma de pronunciar o “ed” em verbos regulares no passado. Infelizmente, a maioria tem uma tendência de sempre fazer o som de /Id/ no final, sem saber que apenas poucos verbos regulares no passado tem o som de /Id/. 

 

Por exemplo:

Alguém aprendendo inglês geralmente diz:   work-/Id/, live-/Id/ e need-/Id/

Mas a forma correta é: work-/t/,  live-/d/ e need-/Id/ - (sendo que o último é o único dos três que tem a pronúncia de “/Id/”.)

 

Mas como podemos saber quando fazer o som de /t/, /d/ ou /Id/ no final do verbo?

 

Simples! Para o americano, é natural – ele nem pára para pensar como o verbo deve ser pronunciado. A própria sonoridade da língua faz com que a pessoa pronuncie da forma correta.

 

Mas para alguém cuja língua inglesa não é a nativa, com certeza não virá de uma forma tão natural, e para facilitar o aprendizado, é preciso ter umas “regrinhas” para guiá-lo.

 

Eis a fórmula para não errar na pronúncia do verbo regular no passado!:

 

A pronuncia de uma letra pode ser surda ou sonora.

Simplificando: se, quando você pronunciar uma letra, as suas cordas vocais vibram, é SONORA. Se você pronunciar uma letra e a corda vocal não vibra, é SURDA.

 

Para testar, coloque sua mão na garganta, e pronuncie o som de /v/ - você irá perceber uma vibração, então saberá que é um som sonoro. Agora pronuncie o som de /s/ colocando a mão na garganta novamente - agora você notará que, apesar de estar emitindo um som de “cobrinha”, não haverá vibração. :)

 

Então:

Quando uma palavra termina com um som surdo (sem vibração nas cordas vocais), o “ed” fica com uma pronúncia de /t/. Ex: liked (like-/t/), worked (work-/t/), dressed (dress-/t/)

Quando uma palavra termina com um som sonoro (vibração nas cordas vocais), o “ed” fica com uma pronúncia de /d/. Ex:  lived (live-/d/), studied (studi-/d/),

 

Agora quando usamos o som de /Id/ então?

 

Só usamos o som de /Id/ quando uma palavra termina com um som de /t/ ou /d/ no final da palavra. Vejamos o exemplo que usei acima:  “Need” já termina com /d/, então é preciso colocar o som de /Id/. A mesma coisa acontece com a palavra “rest” – a palavra terá o som de /Id/ no final porque termina com /t/.

Ex. created (create-/Id/), needed (need-/Id/), waited (wait-/Id)

 

Obs. Muito cuidado para não confundir o último som com a última letra! Por exemplo: A palavra “live” termina com a letra “e”, mas o último SOM é de /v/ (a transcrição fonológica é /lIv/) – então terá o som de /d/ no final. (live-/d/)

 

Agora aplique estas regrinhas básicas para não errar e ficar com o vício de sempre colocar o mesmo som de /Id/ toda vez que você usar o verbo regular no passado!

 

David
Tim and Tammy Teach
Dicas para falar inglês como americano: http://www.timandtammy.com


Envie uma resposta
Índice de mensagens


 English Made in Brazil -- English, Portuguese, & contrastive linguistics
 Para não errar na pronúncia do verbo regular (pa  –  David  14/ABR/2007, 8:47 PM

Contents of this forum are copy-free.
By S&K