Fórum EMB de Discussões
[  EMB's Main Menu  |  Forum Index  |  Cadastro  |  Search  ]

ENGLISH
PORTUGUESE
 LINGUISTICS & CULTURE

Autor:  Dale/CR
E-mail:  dale_thomas2004@yahoo.com.br
Data:  28/JUN/2007 2:01 PM
Assunto:  Como vc aprendeu portugues Dale?

Mensagem: 

Ja passei muito tempo em bares brasileiros.  No Carmen's Club e na Gruta Azul em Porto Alegre, em Curitiba o....bom, nao importam os nomes. 

Nao, nunca estava casado com brasileira.  Tinha namoradas brasileiras, mas nenhuma me pediu a mao.  Azar delas, pois sou bonito mesmo.

Nunca tive a oportunidade de estudar o portugues numa sala de aula.  Tive que aprende-lo na marra.  Se for possivel fazer um curso algum dia, o farei com muito prazer.  Ha tantas coisas que devo saber e nao as sei.  Porem, tambem e certo que aprendi muitas coisas na rua (brigando con Brasiltelecom, DETRAN, e a Receita Federal) que nunca teria aprendido numa classe.  Passei quase dois anos em RS.  Nunca perdi o sotaque.  E dai?  Ter sotaque apenas significa que alguem fala outro idioma, ne?  E se alguem nao gosta de meu sotaque, escutemos o sotaque dele.  E se nao gosta de meu sotaque, porque nao esta me ajudando a falar um melhor portugues em vez de me criticar e se reclamar?  Nao, nao vou pedir desculpas pelo portugues que falo.

Tinha pouco contato com brasileiros na California.  Nao e uma lingua muito falada ali.  Gosto de ler, e comprava livros brasileiros.  Sempre levava comigo algo para ler.  Quem diz "nao tenho tempo" tem tempo que nao sabe usar.  Tentava de compreender a gramatica.  Como funcionava?  Como podia usar em conversas futuras as coisas que aprendia?  Gosto muito da MPB, e escutava CDs todos os dias.  Pela Internet ja conheci varios brasileiros.  Foi uma ajuda grande escrever para eles, conversar com eles por MSN ou nas salas de chat.  Preguntava, anotava as coisas que aprendia, e as usava.  E agora?  Nos ultimos seis meses ja conversei apenas duas vezes em portugues.  Se nao conseguir usa-lo mais, vou esquecer.  Use it or lose it.

Envie uma resposta
Índice de mensagens

English Made in Brazil -- English, Portuguese, & contrastive linguistics
Como vc aprendeu portugues Dale?  –  The real Alexandre  28/JUN/2007, 3:00 AM
 Como vc aprendeu portugues Dale?  –  Dale/CR  28/JUN/2007, 2:01 PM
Como vc aprendeu portugues Dale?  –  stella  28/JUN/2007, 5:02 PM
Como vc aprendeu portugues Dale?  –  The real Alexandre  28/JUN/2007, 8:33 PM
Como vc aprendeu portugues Dale?  –  portuga  30/JUN/2007, 6:49 PM
Como vc aprendeu portugues Dale?  –  The real Alexandre  01/JUL/2007, 5:05 PM
Como vc aprendeu portugues Dale?  –  Márcio Farias  01/JUL/2007, 9:57 PM

Contents of this forum are copy-free.
By S&K