Fórum EMB de Discussões
[  EMB's Main Menu  |  Forum Index  |  Cadastro  |  Search  ]

ENGLISH
PORTUGUESE
 LINGUISTICS & CULTURE

Autor:  PPAULO
E-mail:  não-disponível
Data:  16/JUL/2007 8:39 PM
Assunto:  Imersão

Mensagem: 

Aí em cima, em "pesquise por palavra-chave" escreva imersão e verá um monte de tópicos sobre o assunto, já postados aqui no decorrer dos últimos anos.

Não sei se o que o você queria era a resposta para a pergunta -Imersão é bom? Imersão funciona? ou se seria para a pergunta -Qual foi a sua experiência com imersão (ou de algum amigo seu, etc....).

Como eu amo estudar, se pudesse estudaria todas ou a maioria das línguas; eu responderia para a 1ª pergunta -Acredito em todos, ou quase todos os métodos; só que alguns funcionam para umas pessoas e outras não. Alguns métodos funcionam melhor com alguns alunos e não para outros, imersão não deve ser diferente. Mas deve ajudar.

Para a segunda pergunta: -Nunca tive experiência com esse tipo de aprendizado, mas tive um curso "crash course" de conversation, de algum modo é algo parecido com imersão, só que 2 horas nos dias que tinha aula. Mesmo assim eu não esquecia muito o conteúdo por que eu voltava para o inglês quando chegava em casa, pros livros , pros "message boards", pros chats.

Imersão pode e deve ser ótimo, mas digamos que a pessoa volte de um mês de imersão e nunca mais encontre aquelas pessoas (principalmente os nativos ou aqueles que falam proficientemente) ela vai esquecendo, esquecendo...

Voltando para experiências minhas; uma colega minha que estudava em outro curso disse que os professores saíam pra fora do curso, pra rua, pra algum local combinado, digamos um museu,  uma praça e lá eles fariam de conta que só sabiam inglês, teriam que falar em inglês, sim pareceu um certo tipo de imersão; sim desse modo não se tem tempo de esquecer  o que se aprendeu, achei interessante.

Isto porque eles tinham alguém para instruí-los, por que algumas vezes pensamos que sabemos falar ou escrever e vem alguém de fora e percebe nossos erros e nos ajuda a corrigí-los; após esse tipo de aula eles também faziam redações em classe e os professores só sublinhavam em vermelho os seus erros, fossem de gramática ou de lógica ou o que fosse, após o que eles teriam que reeditar e trazer no outro dia corrigido.  Na terceira vez, e lógico, com bem menos erros, é que os professores diziam que fundamentos eles tinham esquecido.

Por isso, acho, é que aconselham a passar alguns anos em um país de língua inglesa, um dos motivos seria o fato de não dar tempo de alguém esquecer o que aprendeu, especialmente na parte de "listening".

Minha pequena participação aqui, outros dirão mais.

Boa sorte.

Envie uma resposta
Índice de mensagens

English Made in Brazil -- English, Portuguese, & contrastive linguistics
Imersão  –  student_brazil  16/JUL/2007, 12:43 PM
 Imersão  –  PPAULO  16/JUL/2007, 8:39 PM

Contents of this forum are copy-free.
By S&K