Fórum EMB de Discussões
[  EMB's Main Menu  |  Forum Index  |  Cadastro  |  Search  ]

ENGLISH
PORTUGUESE
 LINGUISTICS & CULTURE

Autor:  PPAULO
E-mail:  não-disponível
Data:  14/AGO/2007 9:15 PM
Assunto:  Professores Desqualificados

Mensagem: 

Obrigado por dividir sua experiência conosco Aman.

Muitas vezes alguém lendo o que escrevo aqui pode pensar que declaro guerra aos professores e às vezes concluem exatamente o oposto. Isto porque eu estudei por muito tempo em escolas públicas e um ano em cursinho (pré-vestibular); neste último eu considero-me que eu era o mais "sem base educacional".

Eu tive que correr atrás do prejuízo, e consegui; claro que não estive nos primeiros lugares da universidade, até porque o curso de administração na época era um dos mais concorridos após medicina, engenharia e outro que não lembro agora. 

Mesmo assim, consegui passar.

Ao mesmo tempo que eu estudava, via que o pessoal saía nas sextas feiras (no intervalo) e não voltava mais; percebi cedo que sempre perto de cursinhos e universidades sempre é cheio de barzinhos...então...

Por outro lado, já vi alunos 'desenrolando' professores de cálculo na faculdade, e também já dei muito trabalho quando estava aprendendo inglês.  Isto por que pergunto muito, e se já tiver feito os exercícios de praxe; tento aprofundar o assunto para meu próprio aprendizado.

Dizem que o aprendizado de um aluno é no máximo 70% do que o professor 'passa' para ele, então imagine uma segunda geração onde se aprendeu 0,7 x 0,7 !

Quero dizer, o meu professor sabe 70% do que seu mestre ensinou, e eu me esforçando aprenderei menos de 50% daquele conhecimento; pense agora se eu for um aluno médio ou que não quer muito, quanto vou aprender!

Não é preciso ter PhD para concluir então que juntando professores não tão brilhantes e alunos terríveis (muitos deles vão à escola apenas para agradar os pais e só.) e junte-se isto a uma carga horária insuficiente e uma cultura de "só diversão e consumo" e veremos aonde isso vai parar...

Por outro lado, há que se elogiar os professores heróis (a maioria do 1º grau, uma vez que os de faculdades são os primos ricos do sistema) e muitos alunos super, eu disse super interessados que existem por esse país afora, que sabem que um jogador de futebol ganha em um dia o que eles ganharão em um ano e sem precisar saber nem ler direito; o mesmo se aplica para muitas meninas que sonham em ser modelos ou outros tipos de arte  (mas e o funil? quantas conseguem?). Além do mais porque não juntar o útil ao agradável? ser jogador ou modelo, ganhar bem e ser bem educado?

PS. Antes das reclamações e réplicas, note bene, há sempre honrosas excessões.

Envie uma resposta
Índice de mensagens

English Made in Brazil -- English, Portuguese, & contrastive linguistics
Professores Desqualificados  –  André SR  10/AGO/2007, 1:28 PM
Professores Desqualificados  –  babillarde  10/AGO/2007, 2:26 PM
Professores Desqualificados  –  The real Alexandre  10/AGO/2007, 6:46 PM
Professores Desqualificados  –  André SR  10/AGO/2007, 9:06 PM
Professores Desqualificados  –  The real Alexandre  11/AGO/2007, 8:41 AM
Professores Desqualificados  –  André SR  11/AGO/2007, 1:07 PM
Professores Desqualificados  –  PPAULO  11/AGO/2007, 4:32 PM
Professores Desqualificados  –  Aman  12/AGO/2007, 10:29 PM
 Professores Desqualificados  –  PPAULO  14/AGO/2007, 9:15 PM