Fórum EMB de Discussões
[  EMB's Main Menu  |  Forum Index  |  Cadastro  |  Search  ]
   
ENGLISH
PORTUGUESE
 LINGUISTICS & CULTURE


Autor:  José Roberto
E-mail:  josezambon@terra.com.br
Data:  18/ABR/2008 8:56 PM
Assunto:  pronuncia internet
 
Mensagem: 

De fato, o nosso r-fraco como em prato ou para seria o equivalente a esse fenômeno do inglês conhecido como flapping. Segundo algumas análises a natureza desse segmento é de fato um /d/ "rápido"; enquanto que em /d/ a língua toca o dente ou alveólo (depende do idioma em questão) e segura o ar por alguns milissegundos para depois soltar, com o flap (esse /r/) é uma golpe da ponta da língua em direção à parte de trás do dente ou alvéolo que acontece, sem o momento de segurar o ar.

 

Pode acontecer a assimilação, como já explicaram aqui, /t/,/d/,/n/ são sons produzidos com a ponta da língua na região do alvéolo, então da pronúncia [inernét].

 

Mas isso é o mínimo, pois o /t/ em inglês quando não tônico é bem varíável. 

 

Em fonética se diz que vários gestos podem resultar em um som específico e vice-versa, por isso, estudar a real natureza da produção desses segmentos em português e inglês podem revelar detalhes diferentes em questão de tensão muscular, quais músculos estão envolvidos, grau de pressão da língua e tal, mas nada que interfira diretamente no resultado final. 

 

abçs

 

JR


Envie uma resposta
Índice de mensagens


 English Made in Brazil -- English, Portuguese, & contrastive linguistics
pronuncia internet  –  gabriel  18/ABR/2008, 1:47 AM
 pronuncia internet  –  José Roberto  18/ABR/2008, 8:56 PM

Contents of this forum are copy-free.
By S&K