Fórum EMB de Discussões
[  EMB's Main Menu  |  Forum Index  |  Cadastro  |  Search  ]

ENGLISH
PORTUGUESE
 LINGUISTICS & CULTURE

Autor:  apolo
E-mail:  apolo_hiperboreo@terra.com.br
Data:  21/ABR/2008 2:15 PM
Assunto:  Quer ser poliglota ? Tenho uma idéia.

Mensagem: 

Olá, pessoal !

Separei as 10000 palavras (separei em 4 arquivos de 2500 cada no Microsoft Word) mais frequentes da língua francesa e coloquei um tradutor online para traduzir as palavras. Então os arquivos no Word são feitos cada um com 2 colunas - a coluna da esquerda para as palavras francesas e a da direita para as palavras portuguesas. Há palavras que o tradutor online não encontrou e deixou em branco. A primeira etapa eu já fiz, a segunda etapa consiste numa revisão das palavras para ver se o tradutor escolheu os melhores verbetes. Se eu for fazer isso sozinho, iria demorar muito. Com a ajuda daqueles que sabem francês e português, acho que dá pra fazer isso rapidinho, pois não é para traduzir as palavras, mas tão-somente fazer uma revisão, pois a tradução de todas elas estão prontas. Acho que neste grupo há várias pessoas que sabem outras línguas além do inglês e possa colaborar. Alguém poderia colaborar nessa revisão ? Se houver ao menos 10 pessoas, cada uma teria 1000 palavras para analisar se a tradução está correta, considerando que a velocidade média de leitura de uma pessoa normal é de 250 wpm (words per minute), essa tarefa levaria 4 minutos !!! Se houver 5 membros dispostos a me ajudar, a tarefa levaria 8 minutos ! Fiz essa aritmética pois muitos ao começar a ler deve ter pensado: "Nossa, fazer a revisão de 10000 palavras ? Isso deve ser muito trabalhoso !" Mas vocês virão que isso poderá ser muito rápido, não é ? Li um artigo que dizia que 10000 palavras é o vocabulário médio de um jovem de 16 anos em um país nativo (isso é uma média, pois cada país tem uma quantidade de palavras, é claro). Não tenho 16 anos, mas falar uma língua estrangeira como um jovem de 16 anos, acho algo interessante. Antes que muitos se prontifiquem dizendo aquilo que todo mundo já sabe "Ora, memorizar vocabulário não garante o aprendizado em uma língua estrangeira !", digo que é uma verdade, mas é uma verdade também que para quem quer dominar a escrita e a leitura é um longo caminho percorrido o conhecimento léxico. Quanto à conversação, outros fatores mais importantes estão envolvidos para a aprendizagem. Como meu objetivo, a princípio, é a leitura e escrita ...
Outra coisa, assim que acabarmos com a lista de francês, poderíamos fazer a mesma coisa com outras línguas como italiano, alemão, russo (tenho a lista das palavras mais frequentes desses idiomas também).

Envie uma resposta
Índice de mensagens

English Made in Brazil -- English, Portuguese, & contrastive linguistics
 Quer ser poliglota ? Tenho uma idéia.  –  apolo  21/ABR/2008, 2:15 PM
Quer ser poliglota ? Tenho uma idéia.  –  José Roberto  21/ABR/2008, 2:20 PM
Quer ser poliglota ? Tenho uma idéia.  –  apolo  21/ABR/2008, 10:58 PM
Quer ser poliglota ? Tenho uma idéia.  –  williamformore  30/NOV/2014, 10:05 AM

Contents of this forum are copy-free.
By S&K