Fórum EMB de Discussões
[  EMB's Main Menu  |  Forum Index  |  Cadastro  |  Search  ]

ENGLISH
PORTUGUESE
 LINGUISTICS & CULTURE

Autor:  PPAULO
E-mail:  não-disponível
Data:  19/JUN/2008 8:53 PM
Assunto:  Re: ESPERANTO-RHERISON

Mensagem:     Entenda, amigo Messia.  Nós não estamos aqui pensando em dinheiro, ou qualquer outra coisa (se fosse: coitadinho de mim; nunca, nunca ganhei dinheiro com inglês. embora já tenha gastado um bocado).
   Quanto ao item humanidade, não sei de onde veio a idéia.  Fiquei pensando comigo mesmo: -Será que os falantes de alemão são mais humanos por que falam essa língua? e os franceses por que falam francês? e os inuits (esquimós como erradamente falamos) por que falam o inuktitut ? (hoje a maioria deles fala  inglês e  francês também).
    Eu, por exemplo achava o francês lindo (a pronúncia etc), mas quando se fala em humanidade eu posso lembrar das prisões nas Guianas (aquelas em que pappilon-  tradução: borboleta -  foi feito prisioneiro) as quais foram abandonadas (por dificuldades financeiras da França após a 2ª Guerra Mundial) e até os americanos que as assumiram na época ficaram estarrecidos com as condições ali.
    Inglês com suas belas músicas, eu vou ás nuvens com ela; mas não me engano quanto à desumanidades perpetradas por eles (não só americanos, vamos lembrar que a Inglaterra era O Império).
    Português, linda língua; mas leia a história do Brazil e dos países africanos que foram colonizados...e somos ainda felizes, pelo menos eles se miscigenavam com a população local onde quer que passassem (por que os falantes de Espanhol costumavam dizimar as
populações das terras onde eles descobriam, vamos falar de México...etc).
    Então, língua não tem nada a ver com humanidade. Logicamente, falo do meu ponto de vista.
    Em todo o mundo, há pessoas muito compreensivas e humanas de todas as línguas.
    E em todos as regiões, vejo que um dos fatores que faz uma língua ser usada é o da funcionalidade (praticidade para a pessoa que a usa).
    Daí que há países como a Suíça, em que três línguas ou mais são ensinadas na escola; porquê? por que é prático para eles, aumenta o turismo e dada a condição deles de paraíso fiscal, por exemplo.
    Daí que, nós não estamos querendo "vender" o inglês ou qualquer outra língua para você, muito menos "desconvencê-lo" de suas idéias.
    Eu mesmo penso que, quanto mais línguas aprendemos; melhor entendemos os outros e por extensão a nós mesmos (mas por ora estudo inglês, o que já me ocupa bastante; mas de vez em quando dou uma lida em sites/jornais etc em francês, espanhol, alemão etc. Nesse aspecto é muito bom haver internet).
    Não é nada pessoal, ou contra o esperanto em si; mas basta olhar em volta para notar o que está acontecendo no mundo.

Envie uma resposta
Índice de mensagens

English Made in Brazil -- English, Portuguese, & contrastive linguistics
ESPERANTO-RHERISON  –  Messiah  19/JUN/2008, 3:13 PM
ESPERANTO-RHERISON  –  Sidney  19/JUN/2008, 3:53 PM
ESPERANTO-RHERISON  –  Breckenfeld  19/JUN/2008, 4:47 PM
 Re: ESPERANTO-RHERISON  –  PPAULO  19/JUN/2008, 8:53 PM
Re: ESPERANTO-RHERISON  –  Joshua  20/JUN/2008, 8:28 AM
You wouldn't care less!  –  Márcio Farias  20/JUN/2008, 8:13 AM
-esperanto!  –  Messiah  20/JUN/2008, 11:09 AM
-esperanto!  –  Breckenfeld  20/JUN/2008, 1:28 PM
-esperanto!  –  messiah  20/JUN/2008, 3:29 PM