Fórum EMB de Discussões
[  EMB's Main Menu  |  Forum Index  |  Cadastro  |  Search  ]

ENGLISH
PORTUGUESE
 LINGUISTICS & CULTURE

Autor:  Daniel
E-mail:  não-disponível
Data:  17/DEZ/2002 4:46 PM
Assunto:  Re: To Pat Brown

Mensagem:  Não vejo nada de errado em ser corrigido por outras pessoas, e pra falar a verdade acho até positivo quando isso acontece. Claro que devemos saber como e quando corrigi-las. De preferência deve-se ter pelo menos alguma intimidade com a pessoa que você corrige para não ficar uma situação um pouco constrangedora ...

Logo que cheguei aos Estados Unidos, ainda na escola, pedia aos meus colegas de classe e amigos que me corrigissem cada vez que construisse uma frase errada e que me aconselhassem na escolha do vocabulário. Afinal ninguém nasce sabendo, e não queria adquirir um vício de linguagem de algo errado.

É verdade, a maiorida dos americanos não corrigem estrangeiros. Talvez porque tenham a idéia de que desde que a mensagem foi captada, não há necessidade de ser corrigida.

Quanto ao uso do "pra mim fazer", acho inadmissível alguém que tenha pelo menos o ensino médio (high school), falar assim. Estou no 3o periodo de jornalismo numa faculdade do Rio e, por incrivel que pareça, ainda vejo estudantes falando "pra mim ver", "pra mim fazer"... Aliás é raro encontrar algum apresentador de TV brasileira que contrua essa frase corretamente..

Não é questão de pedantismo, afinal quem somos nós para falarmos de alguém, mas se podemos ajudar e preservar a nossa língua, por que não?

Envie uma resposta
Índice de mensagens

English Made in Brazil -- English, Portuguese, & contrastive linguistics
To Pat Brown  –  José Roberto  16/DEZ/2002, 6:05 PM
Re: To Pat Brown  –  pat brown  17/DEZ/2002, 1:50 AM
Re: To Pat Brown  –  José Roberto  17/DEZ/2002, 1:41 PM
 Re: To Pat Brown  –  Daniel  17/DEZ/2002, 4:46 PM
Re: To Pat Brown  –  Miguel Vieira  17/DEZ/2002, 3:45 PM
Re: To Pat Brown  –  pat brown  17/DEZ/2002, 8:17 PM
Re: To Pat Brown  –  orlando  18/DEZ/2002, 2:40 PM

Contents of this forum are copy-free.
By S&K