Fórum EMB de Discussões
[  EMB's Main Menu  |  Forum Index  |  Cadastro  |  Search  ]

ENGLISH
PORTUGUESE
 LINGUISTICS & CULTURE

Autor:  PPAULO
E-mail:  não-disponível
Data:  24/SET/2008 10:37 PM
Assunto:  Re: regras gramaticais

Mensagem: 

A sua pergunta é interessante, muita gente deve se perguntar o mesmo.

Primeiro, saiba que toda regra tem uma razão (o fato de  eu não saber a razão não

significa que a regra não seja válida), de modo algum.

Nesse mesmo raciocínio, as 2 regras:

1-acentua-se todas as oxítonas terminadas em O,E,A (vogais portanto).

2-não se acentua as terminadas em "en/em)  seguidas ou não de s.

3-não se acentua as oxítonas terminadas em "u" (pitu não se acentua, mas quem

botou "ú'' naquela garrafa estava bêbado, portanto não leve em conta.)  Brincadeirinha!

Ali é porque é marca comercial, registrada em patente e tudo.   Como um nome errado, registrado no cartório, entende?    Encontrei uma menina chamada Madinusa (o pai viu numa etiqueta o nome MADE IN USA, logo ele leu "Madinusa".

Então com base em 1,2,3, eu poderia dizer que no caso "en, em" o "E" se transformava em uma semivogal, logo não
se acentuaria, pois só as vogais (e mesmo assim O,E,A, como: só, pá, pé...não confundir com so papé...!).

Espero que você tenha senso de humor, rss.

Porém se eu dissesse isso (com base em 1,2,3) eu estaria enganando você. Essa regra eu acabei de inventar.

Mais provável é que, na prática, seja para evitar construções ambíguas como:

Ele só tem olhos para bens.
Parabéns para ele então.

O primeiro é um exemplo de para bens que não se acentua (mas foi apenas um exemplo estúpido, pois ninguém
vai usar sentenças assim...mas nunca se sabe).  

Por isso, saiba de uma coisa, perguntas como: 'por que a regra diz que o plural de item é itens?'
 'Por que motivo o j minúsculo tem que ter um ponto em cima?'    O melhor (no meu caso) é aceitar a regra como ela
é.   Até que um linguista, filologista ou coisa assim; apareça em minha vida e eu possa perguntar.
Por que tem muitas coisas que a maioria das pessoas não sabem, pois vêm de milênios atrás e talvez a regra seja até
de outra língua.

Mesma coisa de perguntas como porquê a primeira linha de meu teclado é qwertyuiop? Não sei, mas o padrão adotado
foi esse (digo, o padrão aqui no Brasil), coisas das primeiras máquinas datilógraficas.  Mas como não sei responder o porquê, seria perder tempo tentando achar uma razão, melhor é aproveitar a configuração que existe e dá certo.
 Entende?

De qualquer forma, você é um bom observador, ter dúvidas é sinal de aprendizado.
Um abraço e boa sorte nos estudos.

===================================================

Mas se servir de consolo, até gente grande comete erros tolos.

Uma vez eu disse para um dos meus filhos quando ensinando gramática de português,

que antes de P e B só se escreve M.

Então não coloque M antes de nenhum outra consoante.

Eu deveria não ter querido enfeitar, mas bobão que sou disse a ele que em qualquer

língua é assim, 'até em inglês quer ver?'   aí abri a Speak Up and a primeira palavra que

encontrei...adivinha?  

Comfortable.

E assim minha reputação como professor bilingue, foi abaixo...rá rá rá.

Envie uma resposta
Índice de mensagens

English Made in Brazil -- English, Portuguese, & contrastive linguistics
regras gramaticais  –  português  23/SET/2008, 8:16 PM
regras gramaticais  –  Márcio Farias  23/SET/2008, 10:17 PM
regras gramaticais  –  PPAULO  24/SET/2008, 10:02 PM
 Re: regras gramaticais  –  PPAULO  24/SET/2008, 10:37 PM
Bens e parabéns  –  Márcio Farias  25/SET/2008, 1:14 AM
Re: Bens e parabéns  –  PPAULO  25/SET/2008, 11:32 PM
Re: Bens e parabéns  –  LilBoyTeenager  30/SET/2008, 10:17 PM
Re: Bens e parabéns  –  PPAULO  01/OUT/2008, 11:21 PM

Contents of this forum are copy-free.