Fórum EMB de Discussões
[  EMB's Main Menu  |  Forum Index  |  Cadastro  |  Search  ]

ENGLISH
PORTUGUESE
 LINGUISTICS & CULTURE

Autor:  João Barros
E-mail:  não-disponível
Data:  17/FEV/2004 6:59 PM
Assunto:  Re: Aprender Inglês

Mensagem:  Humberto,
Tem pessoas que tem uma habilidade natural para aprender um idioma, mas facilmente do que outras pessoas.
Fico impressionado com você porque o primeiro passo você já deu que é o ato de decidir a aprender "sozinho".
Hoje em dia vivemos num mundo "quase" globalizado - ainda falta muito na democratização da informação, principalmente no terceiro mundo.
Porém hoje existente oportunidades que não haviam a muitos anos atrás, tais como salas de bate-papo, forums, Instant Messaging, e exite um fluxo muito grande de gente morando em países de língua inglesa interessada em fazer amigos (pen pals) através da internet.
Quando a fluência, sim você pode aquirir fluência sem sair do Brasil - pode sim, eu conheço gente que nunca saiu que tem fluência maior e melhor até mesmo do quem já vive por 3, 4, 5 anos ou mais no exterior.
O detalhe é o seguinte, saindo do Brasil por exemplo, a pessoa vai vivenciar situações únicas no exterior, como comer num restaurante, ir ao supermercado, ligar o rádio do carro e escutar tudo na outra língua, vai expandir muito os horizontes, e vai adquirir conforto e tranquilidade para com o idioma.
Não significa necessariamente que o inglês que você aprende no Brasil é um inglês de outro planeta - se você se aprofundar e no futuro tomar o teste TOEFL e adquirir uma pontuação elevada eu dúvido que você tenha dificuldades no exterior.
Eu já viajei muito, fiz cursos no exterior, e te confesso que se eu estiver entre os negros por exemplo eu não entendo o que eles estão falando (se eles usarem o dialeto ebonics) - agora, viver no exterior ajuda a destapar o ouvido.
Recursos para aprender sozinho vão aparecendo a medida que você vai se aprofundando.
A idéia de frequentar clubes de conversação é uma boa - e de repente você mesmo pode "informalmente" fundar um clubinho de conversação, não precisa muita gente, três pessoas para cima já é ideal.
Qual sua idade?
Qual seu gosto pelo idioma?
Onde você mora?
Sucesso e boa sorte,
João Barros.

Envie uma resposta
Índice de mensagens

English Made in Brazil -- English, Portuguese, & contrastive linguistics
Aprender Inglês  –  Humberto  17/FEV/2004, 2:16 PM
Re: Aprender Inglês  –  Marcelo B.  17/FEV/2004, 2:46 PM
Re: Aprender Inglês  –  mjd  17/FEV/2004, 6:28 PM
 Re: Aprender Inglês  –  João Barros  17/FEV/2004, 6:59 PM