Fórum EMB de Discussões
[  EMB's Main Menu  |  Forum Index  |  Cadastro  |  Search  ]

ENGLISH
PORTUGUESE
 LINGUISTICS & CULTURE

Autor:  Maria Valeska
E-mail:  não-disponível
Data:  16/ABR/2009 10:12 AM
Assunto:  O mito do "falar" para a fluencia

Mensagem: 

Eu acho que se existe uma regra universal é aquela que diz que "nem 8, nem 80". O que quero dizer com isso é que um fator importante no aprendizado de uma língua é o objetivo para o qual ela será usada. Se você quer apenas conversar, é claro que só falar (bem, ou razoavelmente bem) basta. Mas se você for estudar no exterior, você terá que fazer provas/testes/trabalhos na língua do país onde está. Só falar não basta.

Concordo:

1. Falar mais não significa falar melhor: Eu mesmo, me irrito por não compreender o que a pessoa quer dizer e faço de conta que ela está falando certo e eu estou entendendo.

2. Falar não te permite observar os erros, ... : Concordo, pois se você corrige, inibe o outro e ele trava. Qual o grau de correção adequado na fala? Difícil ...

3. Sem vocabulário como voce irá articular seus pensamentos? Existe vários graus de comunicação. Ou seja, às vezes a pessoa só precisa saber agradecer, pedir informações, ler cartazes, etc. Outras vezes, o destino da humanidade deve ser decidido naquela conversa, ou questões filosóficas, ou matemática superior.  
4. Falar mais (errado) reforça a falar mais (errado): Não acho. Acho que com o tempo e SE a pessoa for perceptiva a maioria dos erros é captada e corrigida, mas existem os tais erros que "congelam", ficam permanentes. Mesmo se a pessoa sabe que está errado, ela não consegue evitar de fazê-los. Repetidamente. Mas não é uma questão só da fala, isto também ocorre com alunos que aprendem do modo tradicional (writing, listening, comprehension, speaking).
5. Dá uma falsa sensão de aprendizado. Certamente. Concordo.
6. Sem escrever, o aluno não consegue associar a pronúncia à escrita, nem sabe reproduzir a escrita. Mas isso só ocorre se a pessoa NUNCA pegou um texto escrito e não se ela apenas dá prioridade à fala.
6. Quando uma pessoa vai pro exterior ela se torna fluente pq ela fala mais? É engraçado mesmo. Acho que aqui o que você quer dizer é que será que a nossa noção de "fluência" se baseia em falar, falar, falar ...?

Maria Valeska

Envie uma resposta
Índice de mensagens

English Made in Brazil -- English, Portuguese, & contrastive linguistics
O mito do "falar" para a fluencia  –  Aman  15/ABR/2009, 11:57 PM
O mito do "falar" para a fluencia  –  Visitante  16/ABR/2009, 9:34 AM
 O mito do "falar" para a fluencia  –  Maria Valeska  16/ABR/2009, 10:12 AM
O mito do "falar" para a fluencia  –  Aman  16/ABR/2009, 10:23 AM
O mito do "falar" para a fluencia  –  Deivis  16/ABR/2009, 1:19 PM
O mito do "falar" para a fluencia  –  Aman  16/ABR/2009, 3:29 PM
O mito do "falar" para a fluencia  –  Aman  16/ABR/2009, 10:14 AM
O mito do "falar" para a fluencia  –  PPAULO  16/ABR/2009, 8:38 PM