Fórum EMB de Discussões
[  EMB's Main Menu  |  Forum Index  |  Cadastro  |  Search  ]

ENGLISH
PORTUGUESE
 LINGUISTICS & CULTURE

Autor:  Maria Helena Bensabat
E-mail:  helena.bensabat@uol.com.br
Data:  26/FEV/2004 10:23 AM
Assunto:  Re: Será tarde demais para reaprender o inglês?

Mensagem:  Oi, João!

Muito obrigada pela resposta. Eu estava justamente precisando deste incentivo, visto que eu procuro sempre me aperfeiçoar e dar o melhor de mim para os meus alunos. Quando eu li sobre "O que é ser um bom professor de inglês" neste site, achei que havia percorrido o caminho inverso do aprendizado correto do inglês. A primeira vez que tive contato com o idioma foi na escola, quando ainda cursava o ensino fundamental, em seguida, fiz dois cursos de inglês, e, finalmente dois cursos de Letras: um de licenciatura e outro de tradução.
Creio que na época, se a internet e sites como este já existissem, provavelmente, o meu caminho teria sido outro: eu teria me esforçado para estudar no exterior e obter um desses certificados de proficiência em inglês.
A minha trajetória de aprendizagem da língua vai justamente contra os modelos defendidos por Kashen e Piaget. Estou tentando me adaptar a eles, o que está sendo um pouco difícil.
No momento estou dando aulas em uma única instituição de ensino cujo programa é bastante interessante. Procuro sempre tornar os encontros interessantes, propondo uma série de atividades.
Como você mesmo disse, nunca é tarde para aprimorarmos aquilo que aprendemos. Não posso negar que o fantasma da idade paire sobre mim muitas vezes, principalmente quando a gente já colocou os pés nos quarenta. A preocupação de um emprego seguro e de uma aposentadoria tranqüila, nos faz pensar que não há mais tempo para recomeçarmos. Isso é muito assustador e eu preciso trabalhar isso.
Pela primeira vez em minha vida, estou fazendo algo que sempre gostei: lecionar. Sinto-me mais à vontade em um ambiente de aprendizagem do que em um escritório, por exemplo. Será que neste país ainda é possível a gente se realizar naquilo que gostamos? Será que podemos assegurar a nossa estabilidade financeira fazendo aquilo que nos dá prazer? Antecipando a sua resposta, creio que sim, porém, como?
A vontade que eu tenho seria de juntar todas as minhas economias e me aperfeiçoar lá fora. E se não der certo? E se a idade avançar e eu não tiver obtido um bom resultado, o que fazer? Será que ainda resta algum tempo para mim?
Falando assim, pode parecer que já sou uma pessoa idosa, porém, a nossa cultura faz nos sentir assim.
No entanto, sei que não sou a única pessoa a passar por este tipo de conflito. Milhões de pessoas no mundo inteiro possuem este tipo de preocupação. Felizmente, podemos contar com o incentivo e a força de pessoas como você, o Ricardo e tantas outras deste fórum e deste site que se uniram com um único objetivo: o de traçar caminhos melhores para o aprendizado de idiomas no país.
Muito obrigada.
Maria Helena.

Envie uma resposta
Índice de mensagens

English Made in Brazil -- English, Portuguese, & contrastive linguistics
Será tarde demais para reaprender o inglês?  –  Maria Helena Bensabat  24/FEV/2004, 5:06 PM
Re: Será tarde demais para reaprender o inglês?  –  João Barros.  24/FEV/2004, 5:51 PM
Re: Será tarde demais para reaprender o inglês?  –  Ricardo - EMB -  24/FEV/2004, 10:02 PM
 Re: Será tarde demais para reaprender o inglês?  –  Maria Helena Bensabat  26/FEV/2004, 10:23 AM
Re: Será tarde demais para reaprender o inglês?  –  orlando  26/FEV/2004, 11:34 AM
Re: Será tarde demais para reaprender o inglês?  –  João Barros  26/FEV/2004, 2:51 PM
Muito obrigada, João  –  Maria Helena Bensabat  28/FEV/2004, 9:11 AM
Re: Será tarde demais para reaprender o inglês?  –  foxfox  28/FEV/2004, 6:35 PM
Re: Será tarde demais para reaprender o inglês?  –  Cesar Isaac Bensabat  07/DEZ/2004, 6:52 PM

Contents of this forum are copy-free.
By S&K