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ENGLISH
PORTUGUESE LINGUISTICS & CULTURE |
Autor: | Fran |
E-mail: | não-disponível |
Data: | 25/FEV/2010 12:30 PM |
Assunto: | Caveat emptor (para "Opinião" et al) |
Mensagem: |
Sid, É importante o seu feedback pois você é sincero. Sobre o exemplo da palavra broom é interessante notar a tentativa de marketing de venda de curso. Tem uma expressão originária do latim que é usada em inglês americano, talvez seja usada no Canadá também mas não tenho certeza, caveat emptor, do latim [Latin, Let the buyer beware.] A warning that notifies a buyer that the goods he or she is buying are "as is," or subject to all defects. Em geral as pessoas querem atalhos, ou acreditam em promessas mirabolantes e são terreno fértil para os marketeiros dispostos a empurrar um produto e pegar o dinheiro da pessoa sem dó nem piedade. Concordo 100 % and plus com você e digo também que aprender inglês honestamente falando é tarefa que exige empenho e esforço pessoal, e também coletivo, contando com a ajuda e suporte mútuo de pessoas interessadas. Conheço pessoalmente um rapaz que aprendeu inglês e desenvolveu um nível avançado de fluência até então sem sair do Brasil, entre 6 a 9 meses de curso, mas foi uma circunstância especial. Além do curso regular de 2 horas por semana ele também estudava sozinho todos os dias da semana, se reunia sempre com o professor de inglês, e ao mesmo tempo fazia aula particular, e nos finais de semana reunia os amigos para traduzir músicas, ensinar o que havia aprendido. Este é um caso não tão comum mas é interessante. Eu poderia citar o nome da pessoa mas prefiro não mencionar por ética e respeito pela pessoa. Trata-se de uma pessoa que teve um desafio muito grande na infância, fisicamente falando, e decidiu sempre superar-se. Era uma pessoa considerada difícil de se lidar e com o passar dos anos foi se tornando um pouco mais maleável. Ele trabalhava com um produto que estava se tornando obsoleto, trabalhava sozinho, era um artesão e artista. Certo dia decididiu que queria mudar de carreira e escolheu ser professor de inglês. Decidiu antes de começar o curso que o objetivo era aprender inglês para ser professor. Isso foi por volta de 1996, essa pessoa dedicou todo o ano de 1996 ao aprendizado do inglês, estudou quase que todos os dias do ano eu acredito e no mesmo ano foi convidado a começar a dar umas aulas no nível iniciante de um curso do Senac numa cidade pequena. Em 1997 já com um nível avançado de fluência foi e fez um intercâmbio de 2 meses em Londres, e desde então faz 12 anos que é professor de inglês e hoje é diretor de um centro de línguas no principal colégio particular na cidade onde mora, casou, e cursa Pedagogia. É uma pessoa que transformou um grande desafio físico e estético devido a um acidente na infância e se superou, escolheu se superar. O detalhe interessante é que ele buscou uma escola independente que oferecia flexibilidade e onde o aluno era mais importante que o método. Como se diz em inglês, arrangements were made para que o curso fosse orientado à necessidade dele. A primeira professora do curso foi trocada porque ele não se adaptou com a professora, o nível dela estava aquém da visão que ele tinha de um professor(a), um novo professor foi colocado para ele, rapport foi criado com o professor, e o restante é uma história de sucesso. Vejamos, este conhecido meu, dedicou no mínimo 300 horas de envolvimento com o inglês em 9 meses de curso e estudo pessoal até viajar a Londres, onde se matriculou e cursou uma escola de 3 horas diárias durante 8 semanas, totalizando 120 horas de curso formal mais a imersão diária no idioma. 300 horas em 9 meses no Brasil + 120 horas de curso em Londres + imersão diária durante 8 semanas. Estou calculando 1 hora por dia, todos os dias da semana, durante 9 meses mas no mínimo ele fez mais do que isso. Conversação ele tinha no mínimo 4 horas por semana, sendo 2 no curso regular, e mais 2 horas com professor particular. Quem gostaria de se tratar com um médico que estudou 120 horas e pronto, pegou o certificado de médico!? Ou quem voaria com um piloto que tirou 180 horas apenas de leitura de planos de voô. Em geral as escolas mais bonitas e mais caras tendem a ter mais alunos, por que será!? |