![]() |
|
ENGLISH
PORTUGUESE LINGUISTICS & CULTURE |
Autor: | PPAULO |
E-mail: | não-disponível |
Data: | 09/AGO/2010 5:46 PM |
Assunto: | caderno |
Mensagem: |
Na verdade, olhei aqui em um dos cadernos do meu filho mais novo, e o que percebi foi, não havia margem direita e sim uma tênue "marca d´água" formada pela linha esquerda do verso (ou anverso talvez; deixo a opção pra você) da página, digamos, anterior. De qualquer forma, eu deixaria a criança escrever da linha (azul aqui) na margem esquerda até onde puder na margem direita; uma vez que chegará a hora em que a escrita será dificultada pela lombada (spine) do caderno. Há um momento em que a folha entra em declive e os pequenos, sobretudo E é bom que se note, crianças perfeccionistas aprenderam isso de pais perfeccionistas! Talvez a professora não esteja pensando em economia, pois a página diminui bastante assim, mas talvez seja por uma questão de pragmatismo (e de pedagogia). Em outras palavras, não há um "modo certo" aqui, se os pimpolhos são tão pequenos e sem coordenação é melhor aproveitar e parar na "marca d´água", se já teem coordenação suficiente podem passar, mas oriente-os para que parem sempre no mesmo lugar (estética). Bom, meu pensar...e eu não sou professor, pedagogo ou coisa que o valha. Apenas um curioso com sede de ajudar e aprender.
Um abraço. |