Ensino para Crianças

Na infância construímos os alicerces do nosso ser, de forma inconsciente, através do convívio e das experiências do dia a dia. O contato e a construção de relacionamentos com pessoas estrangeiras na infância elimina o conceito de estrangeirismo de forma natural. A convivência multicultural na infância proporciona a construção de uma identidade própria, enriquecida por comportamentos e valores sociais diferentes, que eliminam fronteiras.

Portanto, o aprendizado mais perfeito e rápido da língua e da cultura estrangeira é o que ocorre na infância. Mas a qualificação do instrutor é de fundamental importância. Além de habilidade no plano afetivo, o instrutor deve ter um domínio do idioma equivalente ao de língua materna; melhor ainda se for um nativo e tiver dificuldade com a língua materna da criança, pois isto possibilita a inversão de papéis, fazendo a criança sentir-se por vezes capacitada para ensinar e desenvolvendo-lhe a autoestima. Se o instrutor falar inglês com desvios, a criança os assimilará, e talvez para sempre.

Pensando nisso, S&K, como escola infantil bilíngue, desenvolve um trabalho onde a língua deixa de ser o objeto de estudo para se tornar o instrumento de comunicação, seja para fins de estudo ou para quaisquer outras atividades. O tradicional plano didático cede lugar a uma coletânea de atividades lúdicas e educacionais planejadas de acordo com a idade dos alunos. Por exemplo: Healthy Snack, atividade na qual as crianças, sob supervisão de seu instrutor, preparam seus próprios lanches, descascando verduras, frutas, usando o liquidificador, etc.; Traffic Rules, atividade em que as crianças aprendem sobre a sinalização do trânsito, criam alguns dos sinais, caminham pelas ruas próximas à escola acompanhadas e constantemente orientadas pelo instrutor; Vegetable Garden, cultivo e colheita de verduras; etc. Além disso, a escola bilíngue ideal seguirá o princípio conhecido como one-person-one-language. Ou seja, cada cuidador ou instrutor se comunicará com os aprendizes exclusivamente em sua língua materna. Todos buscam o envolvimento afetivo da criança em primeiro plano. A criança assimila a língua e a cultura estrangeira, sem sotaque, brincando no jardim da escola.

Leia aqui mais sobre o aprendizado de línguas na infância

 

 
Voltar