ESTÁGIOS REMUNERADOS NO EXTERIOR

Estágios remunerados no exterior, de uma forma geral, são difíceis de conseguir. Regulamentos de imigração criam obstáculos, as organizações intermediárias credenciadas cobram taxas que não são normalmente baratas, os processos de seleção são competitivos, tendo o candidato que demonstrar muito boa fluência em inglês entre outros requisitos.

Esta é uma lista de organizações credenciadas junto ao Serviço de Imigração dos EUA a intermediar estágios remunerados através da emissão do documento DS-2019 (antigamente IAP-66), que dá direito a um visto J-1. Algumas das organizações abaixo também atuam em outros países.

AIESEC - Association Internationale des Étudiants en Sciences Economiqués et Commerciales. Organização internacional que desde 1950 atua em vários países promovendo intercâmbio de jovens estudantes e recém-formados. No Brasil, atuando através de comitês normalmente instalados junto a universidades e gerenciados por estudantes, a organização busca empresas interessadas em receber estagiários estrangeiros, ao mesmo tempo em que faz a seleção de candidatos a estágios no exterior. Fluência em inglês para estágios em países de língua inglesa é requisito básico. A passagem aérea é por conta do estagiário, e o mesmo também paga uma taxa pelos serviços de intermediação.

IAESTE - International Association for the Exchange of Students for Technical Experience. Organização ligada à UNESCO, voltada ao intercâmbio cultural e profissional em áreas técnicas e ciências exatas, que atua predominantemente em países europeus. Os estágios oferecidos são de 2 a 4 meses, e o candidato a estágio deve estar já no quinto semestre de seus estudos superiores ou ser formado há não mais que 1 ano e meio. No Brasil a IAESTE é representada pela ABIPE, uma organização ligada à CI (Central de Intercâmbio).

Camp Counselors USA - É um programa que emprega jovens de 18 a 28 anos como monitores de crianças e adolescentes em acampamentos de verão por um período de 9 a 16 semanas durante os meses de junho, julho e agosto. Summer camps são uma tradição norte-americana. Todo verão, mais de 7 milhões de estudantes de primeiro e segundo grau (de 5 a 17 anos) participam através de suas escolas de atividades esportivas e educacionais em acampamentos de verão. A maioria dessas sedes recreativas estão situadas em áreas de expressivas belezas naturais, junto a lagos, praias, montanhas, etc. A remuneração varia de 900 a 1.000 dólares por 9 semanas de trabalho. Fluência em inglês é requisito básico. Os custos de inscrição são: teste de proficiência em inglês: 25 dólares; entrevista: 75 dólares; taxa de serviço: 375 dólares.

A mesma organização também administra o Work Experience USA, um programa que emprega estudantes de 19 a 29 anos para serviços gerais em estações de esqui, áreas de lazer nas montanhas, centros residenciais para deficientes, restaurantes, etc., por um período de 3 a 4 meses. A remuneração varia de 5 a 10 dólares por hora, e a jornada de trabalho é de 40 horas por semana em média. Fluência em inglês é requisito básico. Os custos de inscrição são: teste de proficiência em inglês: 25 dólares; entrevista: 75 dólares; taxa de serviço: 775 dólares.

Alliance Abroad Group - Organização credenciada junto ao governo norte-americano a patrocinar vistos de trabalho temporário (J-1, H2B e Q-1). Oferece programas de até 15 meses de duração para pessoas a partir dos 18 anos de idade, que possuem nível intermediário de inglês.

CIEE (Council on International Educational Exchange) - É um programa norte-americano que assiste a pessoa a encontrar seu próprio emprego. Em seu site oferece links de sites que oferecem empregos nos EUA, deixando por conta do candidato internauta a tarefa de encontrar um estágio. Uma vez encontrada colocação, normalmente após vários contatos com o futuro empregador e uma entrevista por telefone, o Council entra na intermediação emitindo o documento DS-2019, o qual, junto com a carta da empresa, possibilita a obtenção do visto J-1 para estagiários.

ICYE (International Christian Youth Exchange) - É uma organização internacional sem fins lucrativos formada por comitês nacionais, envolvendo voluntários que oferecem aos participantes a orientação, o treinamento e o apoio pedagógico necessários para uma experiência completa no exterior. O ICYE conta com o suporte de comitês nacionais, coordenados por um escritório central em Berlim (Alemanha), responsável por mais de 600 intercâmbios todos os anos ao redor do mundo. No Brasil é representado pela ABIC, uma ONG sem fins lucrativos, localizada em Porto Alegre. O ICYE oferece estágios de meio ano e 1 ano para trabalho voluntário, de natureza filantrópica, num programa internacional receptivo a todas as nacionalidades, religiões, e grupos étnicos, com o compromisso de oferecer compreensão intercultural e conscientizar a respeito de problemas existentes em comunidades locais e internacionais.

ASBI (Associação Sul-Brasileira de Intercâmbio Educacional e Cultural) - É uma organização especializada em programas receptivos (inbound). Por meio de parcerias com instituições de ensino no exterior, divulga e comercializa programas educacionais brasileiros vinculados a trabalho voluntário, estágios remunerados e intercâmbios profissionais no Brasil, seleciona candidatos e atua como organização interveniente na obtenção dos respectivos vistos.

Informações devem ser obtidas diretamente com as organizações acima.
Não somos representantes.

Programas no exterior
 - Intercâmbio em High School
 - Au Pair nos EUA
 - Estágios remunerados
In Brazil
 - Portuguese as a Second Language
 - International K-12 schools
Intercâmbios ESL & homestay
 - EUA
     - Universidade de Wisconsin
 - Canadá
     - Bronte Language Centre
 - Inglaterra
     - Bournemouth International College
 - Australia
Mestrados e Doutorados nos EUA
 - MBA nos EUA
 - TOEFL, IELTS, CPE
 - Sistemas educacionais Brasil/EUA/UK
 - Financial aid
 - Colleges & Universities  links
Menu principal    |    Perguntas & Respostas    |    Equipe EMB