AVALIAÇÕES DE PROFICIÊNCIA EM INGLÊS

Ricardo Schütz 
Atualizado em 10 de janeiro de 2009

Este é um exemplo de como avaliação de proficiência em língua estrangeira pode ser feita e o que deve ser levado em consideração.

Quando avalia-se proficiência em uma determinada língua estrangeira, pode-se levar em consideração a formação linguística do(s) avaliado(s) ou não. Se for levado em consideração, a aplicabilidade dos testes fica limitada mas a precisão do resultado é maior.

O sistema S&K de avaliação de proficiência em inglês é composto de uma série de testes desenvolvidos especificamente para quem possui uma formação linguística latina. Isto é, quem fala uma língua latina como língua materna - mais especificamente, o português. Com extrema acuidade, os testes avaliam exatamente aqueles pontos em que os contrastes entre português e inglês são maiores e a interferência do primeiro sobre o segundo, mais prejudicial. Este método de avaliação usa técnicas de contrastive analysis e error analysis e é, em vários aspectos, mais completo e preciso do que o TOEFL e do que o MICHIGAN, os quais não levam em consideração diferenças linguísticas específicas e nem sempre avaliam a produção oral do entrevistado.

As avaliações S&K levam de 2 a 3 horas para cada avaliado, dependendo do nível, e podem ser acompanhadas de uma gravação em videotape, o que proporciona um retrato fiel e preciso do nível de proficiência em inglês do entrevistado. A gravação em vídeo também possibilita monitorar o desenvolvimento futuro. À medida que a pessoa desenvolve seu inglês, pode comparar seu desempenho com o anterior gravado em fita, e ver a diferença.

A avaliação mede o desempenho da pessoa em inglês em 8 aspectos distintos, como descrito abaixo. Proporciona um diagnóstico das deficiências específicas de cada um, de seus pontos fracos e fortes se constituindo n uma informação de importância fundamental, normalmente difícil de ser obtida.

Quando adotado por uma empresa, este sistema de avaliações periódicas proporciona, ao aluno, a possibilidade de medir seu progresso e, à empresa, informação precisa quanto aos recursos em língua estrangeira disponíveis. Possibilita desta forma:

As variáveis avaliadas e apresentadas em gráfico são as seguintes:

Gráfico
0  -  Não-desenvolvido
0.5
1  -  Pouco desenvolvido
1.5
2  -  Regular (Eficiência básica)
2.5
3  -  Bom (Operacional)
3.5
4  -  Muito bom (Gerencial)
4.5
5  -  Excelente (Marketing) (TOEFL 600+) (CPE)
5.5 - Este grau equivale ao desempenho de um native speaker com grau de escolaridade superior, e não está representado no gráfico acima pelo fato de situar-se além dos objetivos de qualquer programa de ensino de inglês como língua estrangeira.
TABELA DE EQUIVALÊNCIAS
S&K
0.5
1
1.5
2
2.5
3
3.5
4
4.5
5
TOEFL (paper-based)
*
*
*
300
350
400
450
500
550
600
TOEFL (computer-based)
*
*
*
30
65
95
132
172
212
250
TOEFL (internet-based)
*
*
*
8
20
31
45
61
78
100
TOEIC
*
*
*
100
200
315
432
570
700
825
Linguarama
0.4
0.8
1.2
1.6
2
2.5
2.9
3.3
3.75
4.2
     * Resultados normalmente não registrados no TOEFL
      Veja aqui uma tabela de equivalências mais completa

Este mesmo sistema de avaliação pode ser adaptado para medir a qualificação profissional de professores de inglês. Neste caso, é acrescido de duas variáveis: TEFL (Teaching English as a Foreign Language) Methods e Cultural Competence.

Além do gráfico tipo histograma mostrando o nível alcançado pelo entrevistado em cada uma das variáveis, o relatório de avaliação apresenta um conjunto de 10 parágrafos (um para cada nível) descrevendo em detalhe as características e o provável desempenho profissional do avaliado. Por exemplo, no caso do Sr. Fulano de Tal mostrado no gráfico acima, sua média fica em torno de 3. Isto significa que esta pessoa provavelmente:

Assim como a descrição acima do desempenho provável de alguém situado em média próximo do nível 3, existem outras 9 descrições no sistema S&K de avaliação.

VANTAGENS DO SISTEMA S&K EM RELAÇÃO AO TOEFL:

DESVANTAGENS DO SISTEMA S&K EM RELAÇÃO AO TOEFL:

GLOSSÁRIO DE SIGLAS RELATIVAS AO ENSINO DE INGLÊS


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