Página inicial


O que é um bom professor de inglês?

Ricardo Schütz
Atualizado em 30 de junho de 2017

Num curso de línguas, o fundamental é sempre o professor.

Não se influencie pelo nome da escola, mas sim pelo currículo do instrutor. Não é a cor da camiseta que faz o bom jogador. O fato de escolas em diferentes cidades operarem sob o mesmo nome e usarem o mesmo livro não significa que sejam iguais, muito menos que os instrutores sejam todos bons. O fundamental (além da motivação do aluno) é o instrutor, não o nome da escola nem os materiais de ensino utilizados. Linguagem é comportamento humano, e habilidade sobre uma língua depende de prática no convívio e no contato pessoal com quem fala esta língua com naturalidade e desenvoltura. Plano didático, regras gramaticais, livros, videotapes, CDs ou pendrives podem constituir-se num complemento interessante, mas pouco lhe ajudam a desenvolver a habilidade funcional de que você necessita.


O que é um bom professor/instrutor*?

* Em nossa visão de um aprendizado ideal de línguas estrangeiras, de forma natural, como fruto de interação em ambientes da língua e sua cultura, preferimos os termos 'instrutor' ou 'facilitador', em vez de 'professor'.

Quando pensamos em aprender inglês, na grande maioria dos casos isso se refere a desenvolver habilidade funcional em inglês; não necessariamente adquirir conhecimento sobre sua estrutura gramatical, nem armazenar na memória palavras e frases decoradas. Portanto, quando falamos de professor ou de instrutor de inglês, na verdade estamos nos referindo a uma pessoa que saiba funcionar como agente disseminador desta língua e desta cultura que desejamos assimilar e que, consciente do que necessitamos, saiba nos ajudar a desenvolver essa habilidade. São três os aspectos que definem a qualificação de um instrutor, os quais se complementam e devem ocorrer simultaneamente.

De uma forma geral, instrutores competentes normalmente trabalham por conta própria ou abrem suas próprias escolas independentes. Uma boa escola paga bem seus instrutores, exige uma graduação TOEFL mínima deles, dá-lhes liberdade de improvisar na sala de aula e terá interesse em publicar o nome e o currículo completo de cada um. Uma escola séria, em vez de expressões do tipo altamente qualificados, apresenta fatos assim: Fulano de Tal, TOEFL 624, TEFL Certificate da Universidade de Columbia, 3 anos de residência nos Estados Unidos, 5 anos de experiência no ensino de ..., etc.


LEIA AQUI UMA SÉRIE DE PERGUNTAS E RESPOSTAS SOBRE COMO TORNAR-SE UM BOM PROFESSOR

VEJA MAIS AQUI SOBRE AS ATITUDES QUE CARACTERIZAM UM BOM INSTRUTOR (inglês)

LEIA AQUI SOBRE AS DIFERENÇAS ENTRE UM INSTRUTOR NATIVO E UM NÃO-NATIVO

COMO FAZER UMA CITAÇÃO DESTA PÁGINA:
Schütz, Ricardo. "O que é um bom professor de inglês?" English Made in Brazil <http://www.sk.com.br/sk-prof.html>. Online. 30 de junho de 2017.